Uno Ecology

Apresentado no lançamento do Novo Uno e um dos destaques do Michelin Challenge Bibendum 2010, o novo carro conceito da Fiat, o protótipo Uno Ecology é focado em soluções que o levam a ser um carro mais ecológico, mais sustentável e com menos impacto ambiental, além de manter o inovador design do veículo de produção do Novo Uno, já um sucesso de vendas em todo o Brasil.

Este conceito do Novo Uno continuará em processo de desenvolvimento como um laboratório permanente na busca soluções sustentáveis.

Conheça abaixo as novas tecnologias usadas neste conceito.

Motor 1.0 calibrado para consumir apenas Etanol (E100). Visando obter o máximo de desempenho do ponto de vista de eficiência energética do etanol, a FPT – Powertrain Technologies desenvolveu um motor protótipo para utilização com 100% de etanol. Além de ser um combustível renovável é uma alternativa técnica e economicamente viável, que traz a vantagem de proporcionar menos emissões de CO2 ao ser comparado com um motor que utiliza gasolina. Isso considerando todo o ciclo do plantio da cana-de-açúcar, passando pelo seu crescimento, onde absorve CO2 durante a fotossíntese, até a utilização do veículo.

Peças plásticas com bagaço de cana-de-açúcar – Elas utilizam o bagaço de cana oriundo da produção do etanol e do açúcar, o que permitiu, nestas peças protótipo, a redução de peso em torno de 8% em relação a uma peça convencional, além da recuperação energética plena quando no final do ciclo de vida. Os materiais utilizados são renováveis e recicláveis.

Bancos em fibra de côco e látex. Suas características são: origem renovável, permeável ao ar, anti-fungo, reciclável, biodegradável e de forte cunho social por utilizar o trabalho de cooperativas. A utilização dos bancos em fibra de coco e látex evita o uso de aproximadamente 7 quilos de poliuretano (substância derivada do petróleo) no veículo.

O Uno Ecology ainda traz revestimento dos bancos e tapetes com tecidos a partir de PET reciclado — utiliza-se cerca de 30 garrafas por veículo.

Vale acrescentar que estas pesquisas podem representar uma substituição de quilos de matérias prima que hoje têm como a origem o petróleo por fontes renováveis. O Uno Ecology trouxe diversas modificações de fibras sustentáveis no lugar das derivadas de petróleo: sete quilos de espuma de poliuretano substituídos por fibra de coco e outros cinco quilos de fibra de vidro (que tem elevada utilização de petróleo em seu processo de transformação) substituídos pela fibra de cana de açúcar. Outros 4,5 quilos de tecido nos assentos e carpete foram substituídos por fibras de garrafas PET recicladas. No total, foram 16,5 quilos de material renovável aplicados no protótipo.


Teto Solar Fotovoltaico. Semelhante ao Sky Dome do Fiat Punto, ele possui células fotovoltaicas no painel posterior que auxilia na carga da bateria, reduzindo a necessidade de geração de energia por parte do motor e, conseqüentemente, economizando combustível — este teto foi projetado para gerar uma potência elétrica de 35W, considerando exposição de 8 horas diárias ao sol durante 30 dias.

Película anti Infra-Vermelho. Como a radiação infra-vermelho é a que transmite calor, a utilização da película permite que o ar condicionado seja acionado em menor intensidade (exemplo: poderia trabalhar na posição 1 ao invés da posição 3). Isso representa uma economia estimada de até 1% em consumo de combustível em relação à utilização do ar condicionado em máxima potência, mantendo mesma temperatura.

Além disso, outras duas das tecnologias que favorecem economia de combustível, estão presentes neste conceito:

Start-stop. Tecnologia que desliga o motor do veículo quando este para num semáforo e religa automaticamente o motor quando o pedal da embreagem for acionado. Isso gera uma economia de combustível em torno de 5% em trânsito urbano.

TPMS (Tyre Pressure Monitoring System). Informa ao motorista, através de um sinal luminoso, se há algum pneu com pressão abaixo do especificado, auxiliando no baixo consumo do veículo. Pneus mal calibrados podem resultar num aumento de até 5% no consumo de combustível.

Sempre na busca de novas tecnologias, a área de inovação da Fiat tem como um de seus objetivos desenvolver soluções de mobilidade com materiais alternativos, reutilizáveis e não poluentes para serem aplicadas nos modelos futuro da marca.

Comentários:

Postar um comentário