BMW Série 1 M Coupé

Os modelos da BMW preparados pela Motorsport figuram entre os mais cobiçados pelos amantes de esportivos. Neste seleto “clube dos foguetes”, quem acaba de chegar é o Série 1 M Coupé, o menor esportivo da marca alemã.

O cupê chega para atender às reivindicações dos fãs mais ardorosos da BMW, que se queixavam da falta de um esportivo que combinasse baixo peso com desempenho de sobra. Embora tenha 1.495 quilos, o bólido acelera forte graças ao motor 3.0 biturbo de seis cilindros, que entrega 340 cv e um torque máximo de 45,8 mkgf. A transmissão manual de seis velocidades ajuda o Série 1 M Coupé a acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. O carro supera a barreira dos 200 km/h em 17,3 segundos e chega aos 250 km/h.

A estabilidade do modelo é garantida pela suspensão em alumínio com duplo pivô no eixo dianteiro e multilink na traseira. O diferencial tem bloqueio variável, permitindo que a porcentagem de torque distribuída entre a roda da esquerda e da direita seja alterada. A mudança resulta em saídas de traseira “controladas”, com a maior aderência possível. Outro item voltado para o prazer ao dirigir é o modo Dinâmico M, que deixa o controle de estabilidade mais tolerante a derrapagens. O controle, aliás, pode ser desativado pelo condutor.

O parentesco com o M3 se revela nos freios com discos de 360 milímetros na frente e 350 milímetros atrás e também nas rodas de 19 polegadas, herdadas do M3 GTS. No visual, o belo kit aerodinâmico não tem função meramente decorativa: as peças foram desenhadas de modo a fazer com que a passagem do ar reduza a turbulência gerada pelas rodas dianteiras. Para-lamas alargados, duas ponteiras duplas de escapamento e os retrovisores idênticos aos do M3 completam o visual.

O interior é revestido em materiais nobres, como couro e camurça. Os bancos são esportivos e o volante de três raios é típico dos modelos da linhagem Motorsport. No console central, destaque para a tela de 8,8 polegadas reservada para o iDrive, sistema multimídia que agrupa os comandos de som, navegação e outros ajustes. O carro pode ser equipado com sistema de som da Harman Kardon, mas muitos proprietários certamente vão dispensá-lo. Afinal, será difícil encontrar uma trilha sonora melhor do que o ronco saído dos escapamentos deste endiabrado cupê.

O Série 1 M Coupé será apresentado oficialmente no Salão de Detroit, que vai acontecer entre os dias 10 e 23 de janeiro de 2011.

Detalhes:

Comentários:

Postar um comentário