Como Fazer Dieta Corretamente

Muitas pessoas querem perder aqueles quilinhos extras. Só que muitas vezes as pessoas querem tanto emagrecer que acabam cometendo muitos erros ao fazer sua dieta, visto que muitos fazem sem orientação médica.

Para se obter bons resultados durante o tratamento é necessário seguir orientações de um nutricionista. Por isso selecionamos algumas dicas de nutricionistas sobre os inimigos da dieta.

Segundo o profissional da Abeso, não existe alimento “não-saudável”, desde que ele esteja adequado à situação. “Não é errado comer um sanduíche em uma festa. O erro está em substituir o café-da-manhã por esse tipo de alimentação”, diz.

Para emagrecer é importante que a dieta seja gostosa, mas claro que vai haver restrições.

Deve-se ficar atento com as dietas muito restritivas por ser perigosas. Quando a pessoa come pouco ela diminui o metabolismo e o corpo começa a guardar gordura. Por isso, quando a pessoa desiste da dieta, às vezes, acaba engordando mais ainda.

Dieta à base de frutas

Em relação às frutas, deve-se manter atento a quantidade que se come, pois algumas frutas tem mais calorias que outras.

Segundo a nutricionista Fernanda Pisciolaro , não adianta uma dieta cheia de alimentos saudáveis em doses altas.

Dieta à base de líquidos

Essa dieta pode ser perigosa, de acordo com a nutricionista Samantha Rhein, por esconder diversas armadilhas. A primeira está relacionada com a densidade energética do líquido. Sucos com alta densidade de açúcar estimulam o organismo a produzir insulina que aumenta o acúmulo de gordura.

E também por não precisar da mastigação, os líquidos não dão a sensação de saciedade, deixando a pessoa com fome o tempo todo.

Ao ingerir um líquido diet, muitos pensam que ele pode ser tomado à vontade. Só que não é assim que funciona, o açúcar é substituído por outra substância para adoçar e, em alguns casos, dependendo da substância, pode ser provocado o aumento de pressão sangüínea, diz a nutricionista.

A dieta baseada em um só alimento, é desestimulante e acaba fazendo a pessoa desistir e voltar a comer compulsivamente, resultando no efeito sanfona.

Alimentos integrais


Os alimentos integrais têm mais minerais, são mais saudáveis. Mas têm a mesma quantidade de calorias ou mais que um alimento normal, segundo a nutricionista Fernanda Pisciolaro.

A nutricionista Fenanda Kobayashi diz que as fibras, presentes nos alimentos integrais, dão mais saciedade. Por isso, teoricamente, a pessoa vai comer menos. O que ajuda perder peso.

Alimentos diet e light
Pelo fato do alimento ser diet ou light, as pessoas acabam exagerando na quantidade que consomem. Não ajudando dessa forma a emagrecer.

O chocolate diet é o mais enganoso por ser feito exclusivamente para diabéticos, não sendo um produto feito para perder peso, o açúcar é retirado do chocolate, mas a perda de volume do produto é compensada com gordura.

Corte de carboidratos

Quando o carboidrato é tirado da dieta, o organismo começa a usar a proteína em seu lugar, fazendo a pessoa perder massa magra e água. O que deixa a pessoa fica mais leve, mas não a faz perder peso.

Segundo a nutricionista, o carboidrato está ligado com a sensação de saciedade. Por isso a falta dele deixa a pessoa mais irritada, contribuindo para que desista da dieta.

Com a ajuda de um nutricionista é mais fácil levar a dieta adiante. A maioria das pessoas não acredita que comer várias vezes ao dia emagrece, diz Samantha Rhein, se referindo a uma das maiores crenças com relação a dietas.

O segredo é manter uma alimentação equilibrada e saudável, como diz o Dr. Rey.

Comentários:

Postar um comentário