
Para se obter bons resultados durante o tratamento é necessário seguir orientações de um nutricionista. Por isso selecionamos algumas dicas de nutricionistas sobre os inimigos da dieta.
Segundo o profissional da Abeso, não existe alimento “não-saudável”, desde que ele esteja adequado à situação. “Não é errado comer um sanduíche em uma festa. O erro está em substituir o café-da-manhã por esse tipo de alimentação”, diz.
Para emagrecer é importante que a dieta seja gostosa, mas claro que vai haver restrições.
Deve-se ficar atento com as dietas muito restritivas por ser perigosas. Quando a pessoa come pouco ela diminui o metabolismo e o corpo começa a guardar gordura. Por isso, quando a pessoa desiste da dieta, às vezes, acaba engordando mais ainda.
Dieta à base de frutas
Em relação às frutas, deve-se manter atento a quantidade que se come, pois algumas frutas tem mais calorias que outras.
Segundo a nutricionista Fernanda Pisciolaro , não adianta uma dieta cheia de alimentos saudáveis em doses altas.
Dieta à base de líquidos
Essa dieta pode ser perigosa, de acordo com a nutricionista Samantha Rhein, por esconder diversas armadilhas. A primeira está relacionada com a densidade energética do líquido. Sucos com alta densidade de açúcar estimulam o organismo a produzir insulina que aumenta o acúmulo de gordura.
E também por não precisar da mastigação, os líquidos não dão a sensação de saciedade, deixando a pessoa com fome o tempo todo.
Ao ingerir um líquido diet, muitos pensam que ele pode ser tomado à vontade. Só que não é assim que funciona, o açúcar é substituído por outra substância para adoçar e, em alguns casos, dependendo da substância, pode ser provocado o aumento de pressão sangüínea, diz a nutricionista.
A dieta baseada em um só alimento, é desestimulante e acaba fazendo a pessoa desistir e voltar a comer compulsivamente, resultando no efeito sanfona.
Alimentos integrais
Os alimentos integrais têm mais minerais, são mais saudáveis. Mas têm a mesma quantidade de calorias ou mais que um alimento normal, segundo a nutricionista Fernanda Pisciolaro.
A nutricionista Fenanda Kobayashi diz que as fibras, presentes nos alimentos integrais, dão mais saciedade. Por isso, teoricamente, a pessoa vai comer menos. O que ajuda perder peso.
Alimentos diet e light
Pelo fato do alimento ser diet ou light, as pessoas acabam exagerando na quantidade que consomem. Não ajudando dessa forma a emagrecer.
O chocolate diet é o mais enganoso por ser feito exclusivamente para diabéticos, não sendo um produto feito para perder peso, o açúcar é retirado do chocolate, mas a perda de volume do produto é compensada com gordura.
Corte de carboidratos
Quando o carboidrato é tirado da dieta, o organismo começa a usar a proteína em seu lugar, fazendo a pessoa perder massa magra e água. O que deixa a pessoa fica mais leve, mas não a faz perder peso.
Segundo a nutricionista, o carboidrato está ligado com a sensação de saciedade. Por isso a falta dele deixa a pessoa mais irritada, contribuindo para que desista da dieta.
Com a ajuda de um nutricionista é mais fácil levar a dieta adiante. A maioria das pessoas não acredita que comer várias vezes ao dia emagrece, diz Samantha Rhein, se referindo a uma das maiores crenças com relação a dietas.
O segredo é manter uma alimentação equilibrada e saudável, como diz o Dr. Rey.
Comentários:
Postar um comentário