OS 3 ERROS MAIS FREQUENTES NA HORA DE ESCREVER UM E-MAIL

Atualmente, em mensagens de e-mails é possível enviar diversos tipos de conteúdos (vídeo, fotos, figuras, texto, html...), mas não é pelo fato de poder enviar tudo isto que você deve! Primeiro, quanto mais "enfeitada" suas mensagens forem, mais há riscos de serem consideradas SPAM pelos filtros dos servidores de e-mails. Segundo, se os elementos (mensagens HTML) não forem bem dispostos podem confundir a leitura do conteúdo das mensagens, perdendo o leitor o interesse em abrir futuras mensagens que você enviar. Terceiro, mensagens de e-mails foram concebidas para comunicação e não para comércio (então não envie mensagens comerciais puras – desenvolva o conteúdo das mesmas dirigindo o leitor para o seu site/sítio).
1· Pontuação em Excesso
Uma primeira aproximação a este erro é quando você usa muitos sinais de pontuação como vírgulas, períodos, aspas, chaves... no assunto, títulos de suas mensagens e no próprio conteúdo das mesmas. Com o uso excessivo de pontuação em suas mensagens, você poderá dissimular o objetivo das mesmas, ou seja, poderá fugir do foco principal (alterando o sentido de frases, parágrafos) fazendo com que um leitor perca a atenção do objetivo das mensagens. Também evite usar pontuações como "!!!" , "???", "...", "!?!", "?!?" - o que fará com que suas mensagens possam ser filtradas como SPAM.

2· Usar palavras e frases com letras MAIÚSCULAS

Este é um método de "chamar" a atenção de um leitor para certa porção de uma mensagem, e que é utilizado bastante em mensagens SPAM. Sendo assim, evite usar palavras e frases somente com letras maiúsculas. Também, há a parte de estética, pois frases como, "VOCÊ NÃO VAI QUERER PERDER ESTA OPORTUNIDADE, VAI?", apesar de chamar a atenção para a porção em que ela está inserida, dá a impressão que o autor da mensagem está gritando!

3· Conteúdo muito longo

Evite escrever mensagens de e-mails com conteúdos longos. No geral, mensagens de e-mails têm suas "vidas" muito curtas, normalmente elas são apagadas após a leitura. Levando isto em consideração, o ideal é que se escreva uma mensagem curta e objetiva pois quem a estiver lendo terá tempo o suficiente para decidir se irá apagá-la, respondê-la ou guardá-la.

Quanto mais longa suas mensagens forem, mais é provável que talvez sejam apenas ignoradas para uma leitura posterior . Isto seria bom se este leitor recebesse apenas algumas mensagens por dia, mas lembre-se que normalmente recebemos dezenas de mensagens por dia, isto faz com que uma pessoa selecione várias mensagens e as apague (e sua mensagem que não foi lida, pode estar no meio delas). Outro ponto a observar é que dificilmente uma pessoa ler a mensagem como um todo, pelo contrário, uma mensagem de e-mail é primeiramente "vista", sendo focalizado certos pontos para leitura. Com relação a extensão do conteúdo, a situação piora quando além do conteúdo de certa mensagem ser longo, simplesmente descreve sempre a mesma coisa!

Use mensagens curtas, objetivas e que direcionem o leitor para o seu sítio, onde esta pessoa terá mais tempo para analisar o que está propondo. É mais fácil alguém colocar o endereço de uma URL nos favoritos de seus navegadores do que guardar uma mensagem de e-mail para uma futura leitura (e realmente lê-la).

Comentários:

Postar um comentário