Dicas para curar a ressaca

Depois de alguns copos a mais, acontece muitas vezes acordarmos com aquela ressaca terrível no dia seguinte. Curar uma ressaca não é possível, mas pelo menos podemos aliviar os seus sintomas. Saiba como…

Tomar um analgésico:
Um dos maiores sintomas de uma ressaca é a dor de cabeça, que pode facilmente desaparecer com uma aspirina ou acetaminofeno ou ainda Ibuprofeno. Não é aconselhável tomar nada mais forte do que isto, para evitar habituação.

Beba água:
O álcool faz com que as células do seu corpo fiquem desidratadas. Para contrariar este efeito, beba muita água antes de se deitar e quando acordar no dia seguinte, de modo a reverter o processo de desidratação.

Beba café:
O café faz com que o inchaço dos vasos sanguíneos diminua, inchaço esse que produz a dor de cabeça. Beba duas chávenas de café que o ajudarão a combater as dores de cabeça, não sendo aconselhável ultrapassar as duas chávenas de café.

Beba sumos de frutas:
A frutose, um tipo de açúcar contido nos sumos de fruta, faz com que o álcool que ainda esteja no seu organismo ser eliminado mais rapidamente. Os dois sumos de fruta mais eficazes são o sumo de laranja e o sumo de tomate.


Coma bolachas de água e sal untadas com mel:
Tal como nos sumos de fruta, também no mel existe uma grande concentração de frutose que ajudarão o seu corpo a eliminar o álcool que ainda exista nele.


Casca de Salgueiro:
A casca de salgueiro contém uma forma natural de salicilato, um dos constituintes principais da aspirina. É por isso uma analgésico natural para quem não seja muito adepto dos medicamentos da farmácia.


Sopas instantâneas:
As sopas caseiras ou as sopas instantâneas são ricas em sal e potássio, ingredientes em falta no seu organismo após uma noite de alguns exageros.


Complexos vitamínicos B:
Estas vitaminas também ficam em carência no seu organismo, depois de uns copos a mais. Tomar uma cápsula de vitamina B ajuda o seu corpo a repor esta preciosa vitamina e consequentemente a aliviar os sintomas de ressaca.


Tome aminoácidos:
Tal como os minerais e as vitaminas, também os aminoácidos ficam em carência no seu corpo. Ao tomar uma pequena quantidade de hidratos de carbono estará a conduzir novos aminoácidos para a corrente sanguínea, reparando os estragos causados pelo álcool. Pode encontrar facilmente cápsulas de aminoácidos em lojas de produtos naturais ou farmácias.

Coma uma refeição equilibrada:
Se conseguir, ingira uma refeição equilibrada, já que esta irá repor muitos dos nutrientes que foram perdidos pela ingestão de álcool. Evite os fritos e as gorduras e não exagere nas quantidades.


Dê tempo ao tempo:
O tempo é sem dúvida o melhor remédio para muitas coisas e a ressaca é uma delas. Durma e descanse bem e provavelmente acordará sem os efeitos aborrecidos de uma ressaca.

O que é a ressaca?
Sempre que se passa por uma ressaca, deseja-se nunca mais voltar a ter outra.
Estudos provam que a ressaca é causada principalmente pelo ausência súbita do álcool no nosso organismo. As células cerebrais alteram-se com a presença do álcool e na ausência deste, quando parou de beber, precisam de algum tempo até ficarem novamente habituadas a funcionar sem o álcool, tempo esse quase sempre acompanhado pela ressaca.

Como evitar a ressaca:
Beber devagar é uma das formas de fazer chegar menos álcool ao cérebro, mesmo que no total acabe por beber mais. A explicação é que o seu corpo precisa de um certo tempo para queimar o álcool ingerido, cerca de 28 gramas por hora. Se o organismo tiver mais tempo para queimar o álcool, menos chegará ao seu sangue e ao seu cérebro.

Beber de barriga cheia é, como todos sabem, muito mais aconselhável do que fazê-lo sem nada no estômago. A absorção do álcool é evitada pela comida, fazendo com que menos álcool chegue ao cérebro, qualquer que seja o tipo de alimentos.

Evitar as bebidas com gás é um bom passo, já que o gás acelera a chegada do álcool à corrente sanguínea.
Escolher o tipo de bebidas é também um passo importante para evitar a ressaca. Variantes do álcool, como o etanol por exemplo, encontra-se em praticamente todas as bebidas alcoólicas e é este que o faz embebedar, e não o álcool propriamente dito. A vodka é a bebida menos perigosa e as menos aconselháveis são bebidas como o whisky, conhaque e todos os tipos de champanhes. A tiramina, substância encontrada no vinho tinto, é também algo a evitar, já que esta substância histamínica produz fortes dores de cabeça no dia seguinte.
Moderar a quantidade de álcool ingerido é sem dúvida um grande passo para evitar as indesejadas ressacas. Por exemplo, uma pessoa de 50 quilos só deve beber metade do álcool de uma pessoa de 100 quilos.
Beber Alka-Seltzer ou tomar duas aspirinas antes de dormir diminuem os efeitos da ressaca do dia seguinte.

1 Comentário:

Mente Hiperativa disse...

Bom saber, apesar de que minhas ressacas costumam ser 'apenas' morais. Bebo e no outro dia não sinto absolutamente nada, nem cansaço, nem dor de cabeça, pra você ver eu esqueço até o que fiz na noitada anterior... =O

Postar um comentário