Porsche Cayenne, um fenômeno de vendas em todo o mundo, que está mais para esportivo do que para utilitário.
A fórmula para aumentar a performance do GTS é a combinação, pela primeira vez no Cayenne, do PASM (Porsche Adaptative Suspension Management), ou gerenciamento da suspensão adaptativa, com molas helicoidais de aço. Até então o sistema, que permite escolher a rigidez dos amortecedores conforme as condições de rodagem, só era oferecido com a suspensão pneumática.
No GTS, além de 24 milímetros mais baixa, a suspensão tem comportamento mais apimentado, com estabilidade maior e reações mais próximas das de um carro esportivo, como os irmãos Boxster, Cayman e 911, que utilizam a mesma configuração.
Com cores fortes e marcantes este carro promete!
Além da suspensão, o GTS mostra que seu lugar é o asfalto pelo câmbio manual de seis marchas (vendido sob encomenda por aqui), enquanto a maioria dos utilitários esportivos faz uso do câmbio automático. É ele o responsável por passar às quatro rodas (com 62% da força para o eixo traseiro) os 405 cv (cavalos) e 50,9 kgfm de torque máximo gerados pelo motor 4.8 V8 (oito cilindros, em "V") e injeção direta de combustível.
O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e velocidade máxima de 253 km/h. No pacote destinado ao Brasil, o GTS vem com câmbio automático Tiptronic de seis velocidades e tem aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e máxima de 251 km/h.
Para segurar o ímpeto do GTS nas curvas, a Porsche instalou o PDCC (Porsche Dynamic Chasis Control), o controle dinâmico de chassis. Combinado com o controle de estabilidade, o PDCC utiliza barras estabilizadoras acionadas hidraulicamente. Até os 35 km/h, a suspensão tem curso maior, aumentando o conforto e a melhorando a condução fora-de-estrada.
Entre 35 e 55 km/h as barras vão endurecendo progressivamente e, a partir de 55 km/h, mantêm sua rigidez máxima. Outro opcional, não disponível por aqui, são os discos de freios de material cerâmico, mais resistentes à fadiga e com durabilidade maior. Têm 410 mm de diâmetro e seis pistões na dianteira e 370 mm e quatro pistões atrás.
FICHA TÉCNICA
Porsche Cayenne GTS Motor: dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, gasolina, 32 válvulas, 4.806 cm³ de cilindrada
Potência: 405 cv a 6.500 rpm
Torque: 50,9 kgfm a 3.800 rpm
Câmbio: automática, de seis velocidades, com opção de trocas seqüenciais
Suspensão: dianteira independente, dois braços transversais superpostos articulados em subchassi, molas helicoidais coaxiais; traseira independente, multibraço com subchassi, molas helicoidais coaxiais
Freios: discos ventilados, pinças de alumínio monobloco com 6 pistões na dianteira e 4 na traseira, sistema antitravamento (ABS)
Dimensões: 4,79 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,67 m de altura e 2,85 m de entreeixos
Tanque: 100 litros
Porta-malas: 540 litros
Preço: US$ 219 mil
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