Há uns dias atrás, no post da Galeria de imagens do Office 2010, o leitor Guilherme nos sugeriu algo bastante interessante: explicar a utilidade dos "outros" aplicativos do Microsoft Office, por exemplo, o OneNote, o Publisher o InfoPath e o SharePoint Workspace. E, definitivamente, isso não é uma dúvida só dele. Então, para que servem os aplicativos do Office?
Word, Excel e PowerPoint
Esses três dispensam apresentações, não é mesmo? São os três aplicativos mais conhecidos e adorados (tá, talvez nem tão adorados assim) do Microsoft Office. O editor de textos, a planilha eletrônica e a ferramenta para criação de apresentações de slides, respectivamente.
Disponíveis em todas as edições do Office 2010.
OneNote
O OneNote é o "Opera" da turma: o melhor programa que ninguém usa. Basicamente, o OneNote é um super bloco de notas.
Pense em um aplicativo criado especialmente para guardar anotações feitas em uma aula ou palestra, por exemplo. Esse é o OneNote. Ele serve para organizar textos, imagens, anotações, notas em áudio e vídeo, links, e muito mais, em uma espécie de "caderno digital".
A grande vantagem de utilizar ele invés do Word é que no OneNote você pode organizar as informações em "cadernos", que podem ter várias seções, e que podem ter várias páginas. Assim, você pode organizar suas anotações das aulas de química dentro de um caderno "Química", com uma seção "Química inorgânica" com páginas "Ácidos", "Bases", "Sais" e "Óxidos", por exemplo, sem ficar preso à estrutura sequencial que o Word impõe.
Disponível em todas as edições do Office 2010.
Outlook
Um dos clientes de email mais utilizados no mundo. Preciso dizer mais?
O Outlook é um aplicativo da era pré-Gmail, quando as caixas de email tinham maravilhosos singelos 100MB, na melhor das hipóteses. Baixar os emails para o PC era essencial para quem não queria perder nenhuma mensagem. Ainda hoje o Outlook é bastante usado, e ganhou um belo upgrade na versão 2010, melhorando (e muito) a visualização dos emails e suas respostas, num estilo que lembra bastante o Gmail.
Disponível nas edições Home & Business, Standard, Professional e Professional Plus do Office 2010.
Access
O Access é velho conhecido do mundo empresarial. É, basicamente, um sistema de gerenciamento de bancos de dados. É possivel manipular a estrutura dos dados, criar formulários e relatórios de uma maneira bastante simplificada. E é por isso que ele acaba sendo uma opção para empresas ou mesmo power-users criarem softwares mais básicos.
Disponível nas edições Standard, Professional e Professional Plus do Office 2010.
Publisher
Esse nunca emplacou. O Publisher é um aplicativo voltado à editoração eletrônica, ou seja, ele serve para criar newsletters, panfletos, flyers, cartões postais e até mesmo sites, por exemplo.
O Publisher nunca chamou muita atenção porque o mercado de editoração eletrônica é dominado pelo Adobe InDesign e QuarkXPress. Soma-se a isso um conversor para PDF que possuía diversos problemas... Possuía, no passado. O Publisher é opção para as pequenas empresas que não possuem uma equipe de marketing ou ainda, não possuem condições de arcar com os caros softwares especializados do ramo.
Disponível nas edições Professional e Professional Plus do Office 2010.
InfoPath
O InfoPath pode ser usado para criar formulários eletrônicos complexos, com campos calculados automaticamente e formatação condicional. Como não é preciso nenhum conhecimento em programação para criar um formulário no InfoPath, uma pessoa do departamento de marketing de uma empresa pode criar uma pesquisa online sem precisar do auxílio da equipe de TI, por exemplo.
Disponível somente na edição Professional Plus do Office 2010.
SharePoint Workspace (antigo Groove)
Não dá para falar de SharePoint Workspace sem antes explicar o que é o SharePoint. O SharePoint é uma tecnologia, que se refere a diversos aspectos de soluções colaborativas voltadas à web. Ele permite que pessoas em uma organização criem e gerenciem seus próprios ambientes colaborativos na intranet. Um exemplo mais direto: Office Web Apps na intranet.
Então, o SharePoint Workspace é o aplicativo do Office que permite trabalhar on-line e off-line com todo o conteúdo disponível no SharePoint.
Disponível somente na edição Professional Plus do Office 2010.
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